domingo, 18 de março de 2012

Modelos Fotográficos

Os dito modelos profissionais são realmente muito convincentes. Tiram fotografias de maneira tão precisa e implacável que nos fazem querer comprar o que quer que seja que tenham vestido, até nos fazem acreditar que eles adoram aquelas roupas e que as usam todos os dias. Alguns até nos deixam sensibilizados porque nos convencem que são um casalinho tão giro, parecem perfeitos um para o outro! E até o olhar que partilham transmite aquele amor que deve ser tão forte! Só não nos ocorre que se conheceram 5 minutos antes de tirarem a fotografias e que as suas posições e o seu olhar são produto de técnicas da profissão aliadas a uma grande percentagem de fingimento. Tanto quanto sabemos até se podem odiar.
É tudo uma farsa e nós caímos que nem uns patinhos.
A parte positiva é a fotografia em si, o trabalho do fotografo que, por vezes, esse sim é fascinante. Esse sim deixa-nos maravilhados. E é um facto de que também existem técnicas para essa profissão, mas essas não incluem fingimento, caras (demasiado) bonitas e roupas que me custam os olhos da cara (ou mais).
É de virar a página e ignorar o artigo quando o fotografo é pago para se preocupar mais com os artigos em causa e não com as pessoas, com a luz, com a paisagem, com as sombras e com o contraste. Aí mais vale procurar-mos trabalho de fotógrafos que não se deixem vender tão facilmente, que se mantenham fieis ao seu trabalho e à sua paixão. Que queiram mostrar a sua visão do mundo, e que se dediquem a vender arte e não acessórios de moda.
Posto isto, devo acrescentar que, na minha opinião, os melhores modelos fotográficos são aqueles que não o são. São as pessoas normais que andam por aí como tu e eu, que se deixam apanhar pela câmara sem ganhar nada em troca, que mostram a verdade sobre eles e sobre o mundo, que não fingem e não vestem vestidos de alta costura.

Sem comentários:

Enviar um comentário

memórias